Folha de Ribeirão Pires

18/04/2017 10:26 - Polícia

GCM alerta população para golpes em agência bancária

Celular embutido em um telefoneA Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de da Polícia Civil após identificar em uma agência bancária do município, dispositivos para estelionato acoplados nas máquinas de autoatendimento. Um vídeo foi gravado pela equipe a fim de alertar a população para os golpes.
 
A comunicação do crime aconteceu por volta das 19h do último sábado, dia 15. De acordo com denúncia anônima, três pessoas suspeitas estariam agindo na agência, aparentemente aplicando um golpe à um idoso. O grupo de pessoas era formado por duas mulheres de aproximadamente 30 anos e um homem, com cerca de 40 anos. Ao perceberem aproximação da Guarda, o grupo fugiu em um veículo Siena prata.
 
No interior da agência, em uma única máquina do setor de autoatendimento, um pedaço de plástico preto preso na entrada do cartão magnético, impedia que os cartões fossem retirados. Integrantes da quadrilha sempre no interior da agência orientavam as vítimas a utilizarem um telefone instalado no local, cuja ligação era direta ao banco. Porém, por trás do telefone, um aparelho celular colocava as vítimas em contato com outros integrantes da quadrilha.
 
Durante a ligação, dados pessoais eram solicitados pelos criminosos, inclusive senhas, e finalmente as vítimas deixavam a agência sem o cartão.
 
De acordo com os Guardas, o caso vem se repetindo em diversas agências, e é importante observar o padrão das máquinas. Ainda de acordo com eles, os crimes têm maior incidência aos finais de semana, quando não há vigilância particular. Os dispositivos foram apreendidos pela GCM e encaminhados para perícia.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24