Folha de Ribeirão Pires

17/11/2011 21:59 - Polícia

Criança de dois anos é encontrada morta e padrasto e mãe são presos

Baixe o Flash Player para assistir este vídeo.

Vanderlei Aparecido e Alessandra Pereira foram presos no último
domingo, acusados de ter envolvimento na morte de Nicolas Kauã

Ribeirão Pires amanheceu no último domingo em choque com mais uma tragédia familiar. Em uma casa simples, na IV Divisão, Nicolas Kauã, de dois anos, foi encontrado morto. A suspeita é de que Vanderlei Aparecido de Azevedo, 41 anos e Alessandra Pereira Silva, 22 anos, padrasto e mãe do menino, tenham participação. Ambos seguem presos pelo crime.
 
“A morte foi hoje (domingo), a mãe acordou e a criança não se mexia. Aí ela foi atrás da minha tia, que mora atrás de uma das casas, e a hora que a minha tia subiu a criança já estava morta, deitada na caminha, toda estourada”, relatou ainda no domingo a familiar Bianca de Castro. Ainda segundo a família, os dois acusados são usuários de drogas.
 
O casal acusado foi preso pela Polícia da Estância ainda no domingo. Em depoimento informal, os dois negam a culpa pela morte da criança. A Polícia Civil da Estância já pediu à Justiça a prisão temporária por 30 dias para ambos. Vanderlei Azevedo foi levado ao Centro de Detenção Provisória de Mauá, enquanto Alessandra Pereira aguarda vaga para cadeia feminina.
 
Laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) aponta a causa da morte como hemorragia interna causada por agente contundente, o que na prática, seria o uso de um objeto durante uma agressão. Após liberado pelo IML, o corpo da criança foi levado pela família da mãe para cidade de Promissão, a 460 quilômetros de São Paulo, onde o enterro teria acontecido na última terça-feira.
 
O crime ganhou repercussão por conta da acusação por parte de familiares de negligência do Conselho Tutelar. Primas do indiciado afirmam que procuraram, mais de uma vez, o órgão para denunciar situações de agressão e falta de assistência contra a criança. No entanto, ainda segundo os parentes, o Conselho apenas levou a criança para exames e trouxe de volta (saiba mais sobre a polêmica envolvendo o Conselho Tutelar na página 10).
 
O caso choca ainda mais porque lembra a tragédia que aconteceu na rua Cândido Mota, na Vila Aurora, no dia seis de Setembro de 2008. João Alexandre Rodrigues e Eliane Aparecida Antunes Rodrigues, pai e madrasta dos irmãos Igor Giovani Santos e João Victor dos Santos, ganharam os noticiários do Brasil. O casal assassinou os próprios filhos, e ainda tentaram se livrar dos corpos.
 
Os irmãos foram asfixiados, queimados, esquartejados e colocados em cinco sacos plásticos e dispensados via coleta de lixo. Os cadáveres foram encontrados por volta das 23 horas pelos coletores, quando o triturador do caminhão travou e uma das pernas das vítimas apareceu. 


Família do acusado faz série de protestos contra o Conselho Tutelar

Após descobrirem a morte da criança, a família do acusado pela morte de Nicolas Kauã foi às ruas contra as atitudes tomadas pelo Conselho Tutelar no passado. Segundo os familiares, o órgão falhou em seu dever de proteger a família, em especial a vida da criança, e que estava ciente da situação instável do casal.
 
A primeira manifestação aconteceu ainda no domingo, juntamente com a prisão de Vanderlei Aparecido de Azevedo, 41 anos e Alessandra Pereira Silva, 22 anos, padrasto e mãe do menino. Na Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, cerca de 30 pessoas gritaram por Justiça.
 
Já na segunda-feira a tarde, o mesmo grupo foi às ruas do Centro, com apitos e cartazes, para protestar contra o possível descaso do Conselho quanto ao caso. Partindo da Vila do Doce, percorreram as ruas da cidade, passando pela rua do Comércio e rodoviária, chegando ao final na delegacia, onde participaram de link ao vivo na TV Bandeirantes.
 
Mas não parou por aí. Na quarta-feira, logo pela manhã a sede do Conselho ficou lotada com os manifestantes, que mais uma vez fez coro por justiça. Por volta das 11h conseguiram conversar com a equipe de conselheiros, que prestou esclarecimentos sobre o caso. A família julgou as declarações como insatisfatórias e vazias.
 
No período da tarde, o endereço foi o Fórum de Ribeirão Pires, onde o grupo tinha a pretensão de conversar com a promotora pública. No entanto, desistiram da ideia e deixaram a cargo das advogadas contratadas o acompanhamento do caso.


Familiares convidam para Missa 7º Dia na Matriz


Amanhã, às 16h, na Igreja Matriz de Ribeirão Pires, está agendada a Missa de 7º Dia pela morte de Nicolas Kauã, morto na madrugada de domingo, possivelmente pela mãe e padrasto. 
 
Em homenagem ao garoto, familiares do padrasto agendaram uma missa na Matriz e aproveitam para convidar a todos que se sensibilizaram com o ocorrido. 
 
“Somos parentes do assassino, o Nicolas não tinha família aqui na cidade, nos sentimos na obrigação de prestar essa homenagem”, disse a prima Jucimar Domingues. 
 
Ainda segundo a familiar, após a missa deverá ocorrer mais uma manifestação na região central da cidade, visando que o caso não caia no esquecimento.
 
“Após a Missa iremos promover mais uma manifestação, sempre pacífica, para que a morte do Nicolas não caia no esquecimento e que todos os culpados sejam responsabilizados”, frisou a prima. 
 
Na data será ainda disponibilizado um abaixo-assinado para propostas de mudanças na forma da escolha dos conselheiros. 
 

Comentários


Morador
17/11/2011 - 22:15
Depois ainda tem gente que fala que Ribeirão Pires é um lugar tranquilo..., ah tá?!

Responder



solange
17/11/2011 - 23:59
Quero comentar sobre o caso do menino Nicolas, a meu ver esses conselheiros são uns inúteis, irresponsáveis e merecem ser punidos pela negligencia deles, são pessoas incompetentes e outra coisa esse conselho tutelar de Ribeirão Pires não presta pra nada, deveria mesmo era ser fechado está dando despesa pro municipio e não ajudou 3 crianças, que eu saiba,se é que não teve mais, que acabaram morrendo na mão de pessoas medonhas e inescrupulosas, pais mães, padrastros e madrastas que devem apodrecer na cadeia.

Responder



kelly
18/11/2011 - 10:04
Eu espero que todos os culpados sejam punidos, e que isso não se repita em nossa cidade, uma covardia com um bebê, o padastro tem que morrer da pior forma que alguém pode morrer, precisa morrer em vida pagar por tudo o que fez

Responder



EDUARDO
18/11/2011 - 18:18
ESSE PRESIDENTE DO CONSELHOE UMA VERGONHA.

Responder



REGIANE
22/11/2011 - 14:47
SOU EX PATROA DO VALDENEI E SÓ TENHO QUE DIZER QUE É UM ÓTIMO HOMEM,PROFISSIONAL E SE TORNOU ESSA PESSOA POR INFLUENCIA DESSA MULHER E POSTERIORMENTE PELO VICIO,LAMENTO TD ISSO E ESTAMOS AQUI EM PROMISSÃO SOFRENDO DEMAIS,ELE ERA FUNCIONARIO NOSSO QDO A CONHECEU.REGIANE

Responder



Moradora
20/11/2011 - 01:02
Quanto mais eu conheço o ser humano mais
eu amo os animais!!!!!

Responder



VANESSA
29/11/2011 - 20:36
MEU DEUS NAO CONSIGO NEN COMENTAR !

Responder



sueli pereira da silva
17/12/2011 - 12:34
eu sou a vo do nicolas e em setembro, ligaram para o pai do valdinei e ele disse que p/ telefone falaram que a alessandra estava batendo no ni8colas; mas na noite eu liguei ela disse que o conselho tutelar tinha ido la e nao era nada ,ninguem me disse que eles usavam droga dentro de casa porque eu ia buscava o meu neto querido ele morava comigo eles tirarao do meus braços e eu disse p/eles cuidam bem deles ,ofio sabiam que a le estava em tratamento ele disse que nao tinha droga la eles vao pagar aqui fora ele o nicolas tem vo e tem pai eles vao pagar morrer nao eles tem que viver e saber porque estao sofrendo o fio me disse que ia cuidqar do meu neto ele tinha cama gostosa ,brincav com os meus 2filhos ia na escolinha ia na igreja sera que eles nao vao pagar /// e deuusss a onde que esta sera que ele estava la perto sooo que os morador de ribeirao pires e uma negaçao p/ atender poque nao disse so uma frase eles estao usando drogaaaaaa ate qualquer podia chamar apolicia p/ eles mas que medo e esse3 drogado na droga fica impotente difente do que esta na ansiedade da droga eu estou decepicionado com todos nao narrumarao vaga na creche p/ ele aqui em promissao todos ajudam todo mundo esse for precizo nos entra ate na boca de fumo para salvar uma criança quem que fazer o bem faz aizade ate com traficante.ufaaa


Responder


+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24