Folha de Ribeirão Pires


14/06/2012 14:59 - Cidade

SA-TRANS amplia atendimento à população do Recreio da Borda do Campo

Linha AL-111 tem novos horários e atende usuários que antes caminhavam 3 km para chegar ao ponto de ônibus mais próximo

A Prefeitura de Santo André, por meio da SA-TRANS, vai estender o atendimento da linha AL-111 no Recreio da Borda do Campo. 

Essa é a resposta da Administração à reivindicação dos moradores das Ruas Papa Capim, Tatupeba, Leão Marinho e Tartaruga da Amazônia, que precisavam caminhar  três quilômetros até o ponto de ônibus mais próximo, localizado na Avenida Mico Leão Dourado. 

A operação contará com 20 partidas, de segunda-feira a sábado, com saídas programadas nos seguintes horários: 

Rua Tartaruga da Amazônia com a Rua Jabuti - 5h30, 6h15, 7h, 7h45, 8h30, 17h25, 18h10, 18h55, 19h40 e 20h25

Terminal Vila Luzita – 5h55, 6h40, 7h25, 8h10, 8h55, 17h, 17h45, 18h30, 19h15 e 20h. 

Adicionalmente, a Expresso Guarará está renovando a frota com a substituição de seis ônibus antigos por veículos semi-novos (2.010).

Melhorias

A iniciativa faz parte de plano de melhorias no atendimento prestado aos usuários de transporte público no município. Além dos abrigos de táxi, a gestora vai substituir 769 postes de madeira utilizados para sinalizar pontos de paradas de ônibus.  Com investimento de R$ 212 mil, os novos postes são fabricados em aço galvanizado e possuem placa de serviço, modelo regulamentado pelo CONTRAM.

Atenta às reclamações da população sobre o transporte público na cidade, a Prefeitura de Santo André, por meio da SA-TRANS, determinou que motoristas e cobradores das linhas municipais participem do curso Qualidade no Transporte Urbano de Passageiros.

Dos 1.200 operadores, 453 já passaram pela reciclagem, totalizando 38% do efetivo. Elaborado pelo SEST (Serviço Social de Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o programa tem 20 horas-aula e aborda temas como qualidade no transporte urbano, nível de satisfação dos usuários, além de focar no atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Monitoramento

Em fevereiro, a SA-TRANS passou a monitorar 48 linhas cadastradas via GPS. O mecanismo possibilita à gestora e às subconcessionárias acompanhar, em tempo real, dados como a velocidade atingida, o intervalo entre os veículos, o tempo de ação, a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, assim como o tipo de carro que está em operação.

Além do monitoramento, a ferramenta permite puxar o histórico de ação dos ônibus em cada linha. É possível gerar relatórios de análise baseados em parâmetros de velocidade, pontualidade, cumprimento de partidas, desvio de itinerário, comboio e regularidade, facilitando a identificação e a solução de problemas.

 

Da Assessoria de Imprensa de SA 

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