Folha de Ribeirão Pires

27/10/2008 19:39 - Últimas Notícias

Pais de alunos da rede estadual podem consultar boletim escolar pela internet

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo já disponibiliza aos pais de alunos da rede estadual a versão online do boletim escolar.

Agora é possível verificar a freqüencia do aluno e sua nota acessando apenas a página www.educacao.sp.gov.br.

A secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro já anunciou que o boletim escolar também será disponibilizado na versão impressa para os pais que não possuem acesso à internet.­­­

Ainda neste mês não foram cadastradas todas as escolas estaduais neste sistema online. Porém, o objetivo da Secretaria é que até o final do ano todas as instituições estaduais de ensino disponibilizem o serviço gratuito.

Para acessar o sistema, o usuário precisa apenas do número do R.A (Registro do Aluno que é a identificação no Sistema de Cadastro de Alunos da Rede Estadual de Ensino) e da data de nascimento.

Faltas, notas e a freqüência em oficinas promovidas pelas escolas (no caso das que oferecem ensino integral) são ítens que os pais podem consultar por bimestre.

O padrão numérico de avaliação foi escolhido em uma consulta da Secretaria Estadual às escolas. Após uma eleição em dois turnos entre as 5.247 unidades de ensino, a rede optou por notas de 1 a 10.

De acordo com a secretária Maria Helena Guimarães de Castro, o conceito do boletim escolar pela internet é uma ferramenta de auxílio aos pais.

“A versão online do boletim escolar é um auxílio para que os pais consigam manter um melhor controle sobre a vida escolar dos filhos.­­­ E para os que possuem acesso à internet esse controle fica ainda mais ágil”, explica a secretária de Educação do Estado, Maria Helena.

Vale ressaltar que a implantação do boletim escolar pela internet não anula o modelo tradicional entregue pelas escolas estaduais.

O formato das notas e faltas entregues em papel vai continuar, uma vez que nem todos os pais ainda têm acesso à internet e que das 5.247 escolas estaduais, 117 não possuem nem laboratório de informática, portanto nenhum acesso à internet.

Ribeirão Pires e Rio Grande

As escolas estaduais de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também já começaram a incorporar o sistema online de consulta.

Na Estância Turística, por exemplo, a Escola Estadual Álvaro Trindade de Oliveira, localizada no bairro Planalto Bela Vista, já adequou as notas e faltas escolares à internet. De acordo com a secretária da escola, Sandra dos Santos Rais, os pais e alunos que têm acesso à internet podem verificar as notas no sistema da Secretaria Estadual da Educação.

Em Rio Grande da Serra, ainda não são todas as escolas que aderiram ao projeto. Mas conforme informou a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o objetivo é que todos os colégios da rede disponibilizem as notas e faltas na internet até o fim do ano.

A possibilidade de acessar as notas e freqüência dos filhos, através da internet, é um serviço que já está implementado há mais de 10 anos pelas escolas particulares que atendem classes com alto poder aquisitivo. Na região do ABC não é diferente.

Grandes redes particulares de renome já disponibilizavam os boletins virtuais para consulta dos pais e estudantes em sites particulares.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24