Folha de Ribeirão Pires

10/08/2009 21:22 - Últimas Notícias

Cidades começam campanha de vacinação contra a raiva animal

A Secretaria de Saúde e Higiene da Estância Turística de Ribeirão Pires começou na última segunda-feira a imunizar cães e gatos contra a raiva. As doses da vacina serão disponibilizadas em 65 postos espalhados pelo município. A vacinação será realizada até 29 de agosto, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às16h.

As doses da vacina também serão disponibilizadas nesse período, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado à rua Catarina Rios Giachello, 185, Jardim Boa Sorte.

No dia 12 de setembro, equipe da Secretaria de Saúde e Higiene aplicará as doses da vacina na região central da cidade.

A meta da Prefeitura é vacinar 15 mil cães e 3 mil gatos. “A vacinação contra raiva canina e felina é a medida que mais contribui para que os casos da doença sejam controlados”, afirmou a coordenadora da campanha no município, Dra. Eliana Maciel de Góes.

A relação dos postos de vacinação estão fixadas nos comércios, escolas e nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Demais informações também sobre a campanha podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses, por meio do telefone 4824-3748.

Em Rio Grande da Serra o serviço será feito a partir do dia 29, mas a Prefeitura ainda não definiu quantos serão os postos e até que data serão vacinados os animais. A Prefeitura de Mauá não informou se fará campanha contra.

Prevenção regional
A Secretaria de Saúde de Santo André promove até o dia 21 de agosto a campanha de vacinação contra a raiva. Serão disponibilizados 120 postos espalhados pela cidade, com atendimento das 8 às 17 horas. Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados.

A relação completa dos postos de vacinação estará disponível na página eletrônica da Prefeitura www.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-0191944, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Os filhotes, os animais que não foram imunizados no ano passado ou aqueles com a vacina atrasada há mais de um ano precisarão receber, daqui a 30 dias, uma dose de reforço da vacina no posto fixo da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) na Rua Igarapava, 239, Bairro Valparaíso.

A raiva é uma doença causada por vírus mortal tanto para os homens quanto para os animais. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

A doença destroi o sistema nervoso central e leva à morte o infectado após curta evolução. Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita de raiva, os donos devem isolar os animais e chamar ajuda especializada, de profissionais do GCZ ou de veterinários autônomos.

São Bernardo estende a campanha de vacinação até o dia 29 e são esperados cerca de 65 mil cães e gatos com mais de três meses de idade para vacinação gratuita em um dos 90 postos disponíveis (mais informações pelo telefone 0800-770-8156).

Em São Caetano, o atendimento será oferecido entre os dias 11 e 22, em 43 postos. A Administração estima vacinar 10 mil cães e 4.000 gatos. O Centro de Zoonoses funcionará como ponto fixo no horário das 8h às 17h (Rua Justino Paixão, 141, bairro Mauá).

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24