Folha de Ribeirão Pires


28/01/2010 22:14 - Cultura

Grupo Arca traduz arte amanhã em Ribeirão

“Enchendo a minh'alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar”. Se por um lado Fernando Anitelli, vocalista de ‘O Teatro Mágico’ já faz reflexões sobre a ausência de conteúdos que possam mobilizar a cultura e o amor, além de despertar certo “encantamento” em diferentes comunidades, a Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas - a Arca prova que é possível rearranjar o cenário. Neste sábado, a partir das 14h na Praça Central de Ribeirão Pires o grupo promove mais uma edição do sarau ‘Todos por Um’.

Atrizes, bailarinos, poetas, desenhistas, escritores, artistas plásticos, artistas de rua, artistas do mundo e do sub mundo, das praças e dos becos, desde os malucos que acham que vão mudar o mundo aos mais insanos que esperam mantê-lo assim como está. É com esse enredo que Rafael Clemente, presidente da Associação Arca e um dos idealizadores do evento pretende ampliar a participação da comunidade. “Todos os nossos esforços serviram para que durante tanto tempo mostrássemos à população do que a arte é capaz. Queremos que o Um signifique o Eu e o Eu somos nós”, define.

Outro projeto
O Fórum Social ABC Estância Solidária, encontro de alguns grupos culturais do Grande ABC, que discutem ideias e ideais do segmento tem dado certo na visão do presidente da Associação Arca e um dos idealizadores do evento, Rafael Clemente.
“Sem grandes nomes envolvidos, sem grandes estruturas de apoio, sem grandes divulgações, toda a dinâmica do evento é produzida e apreciada pelo ‘indivíduo comum’ que deseja experimentar o ‘outro mundo possível’'', reflete.

Com uma programação diversificada de atividades que discutem as necessidades e as possibilidades sociais contemporâneas, diferente dos formatos convencionais, as ações locais privilegiam reflexões práticas, repletas de ludicidade e interatividade nos temas que compõem as expressões e significações de uma digna cidadania.

+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24