Folha de Ribeirão Pires

19/07/2010 20:30 - Cidade

A melhor posição de RP no Enem está em 1560º

Ela é a base de toda e qualquer civilização. Deveria ser o objetivo principal de todas as administrações, mas geralmente é usada como arma nas campanhas eleitorais, a Educação é assunto que sempre está em pauta nas discussões e debates.

E o MEC (Ministério da Educação) divulgou as médias de cada escola do país em seu Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem; prova essa realizada todos os anos que avalia não só a qualidade do ensino lecionado no país, mas garante ingresso imediato para faculdades públicas e bolsas em universidades privadas através do bom desempenho dos alunos.

Ribeirão Pires
1.560º. Essa foi a posição da melhor escola de Ribeirão Pires no exame. O Colégio São José obteve a melhor nota da região com apenas 27 alunos participando da prova, dos 30 matriculados no último ano do ensino médio. A média dos alunos da escola foi de 624,69 pontos, somando a nota da prova objetiva e mais a redação.

O diretor do Colégio São José, Anderson Grecco, falou sobre o grande feito que sua escola atingiu no exame nacional.
“É motivador. Sem dúvida atingir mais um resultado positivo desses é sempre muito animador”, diz.

Questionado sobre qual a fórmula que o colégio utilizou para atingir os resultados, a resposta é simples.

“Nos baseamos em um trabalho contínuo, mas o diferencial é o nosso investimento no que chamamos de três pilares: Pais, Professores e Alunos. Trabalhando sempre em harmonia, para que o resultado final seja sempre o mais positivo possível”, explica o diretor da unidade de ensino.

Na rede estadual, o Dom José Gaspar foi a destaque da região, com uma média de 560,38 pontos, ficando em 5.105º lugar. Na escola, apenas 68 alunos dos 192 matriculados participaram da prova anual, mas ainda assim a escola conseguiu pontuação necessária para superar diversas escolas particulares, essas que dominaram o topo do ranking.

Na contramão dessa leva de pontos positivos para o ensino da região, tivemos também alguns resultados não tão satisfatórios.
Já a Escola Estadual Marli Raia Reis obteve o pior resultado dentre as escolas da Estância, com apenas 442,69 pontos de média. Importante ressaltar para o fato de a escola ter cerca de 214 alunos matriculados, mas apenas 12 se inscreveram e fizeram o Enem.

Rio Grande da Serra
A Escola Estadual Antônio Lucas foi o destaque com 559.23 pontos, ficando em 5.228º na lista. A escola, que tem apenas 37 alunos matriculados, obteve a média através dos 13 alunos que participaram do evento e representaram a escola de Rio Grande da Serra.

Mas a cidade infelizmente ficou com suas notas niveladas por baixo, com sua pior nota sendo a obtida da Escola Estadual Cassiano Ricardo, com uma média de 498,37 pontos, ficando em 13.760º.

Enem aponta diferença entre pública e privada


A primeira grande verdade que se pode notar ao analisar o ranking das escolas do país através das médias atingidas por seus alunos no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é a supremacia que as escolas particulares ainda mantém sobre o ensino público. Entre as 114 melhores escolas do ranking, apenas nove não são particulares. E dessas nove, apenas uma é estadual.

Segundo Anderson Grecco, o grande fator para essa enorme diferença é a falta de investimento no ensino por parte do Estado.

“Falta investimento. Mas quando falo em investimento, não é só financeiro, tem que haver um trabalho mais elaborado, visando a formação individual e completa do cidadão. O investimento deve ser feito tanto no corpo docente, como no discente.”

Já a professora da rede estadual de ensino Isabel Sousa, o grande problema é a progressão continuada.

“Um dos maiores fatores é a progressão continuada. Isso com certeza prejudica muito o ensino na rede pública, já que a qualificação dos professores, na minha opinião, é a mesma”.

grecco


Tabela mostra os resultados das escolas de Ribeirão Pires e Rio Grande

enem



  O que você achou da programação do 9º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires?
Boa
Ótima
Ruim
Regular
Indiferente, não vou participar
+21
+22°
+16°
Ribeirao Pires
Terça-Feira, 24